Saúde

Musculação garante benefícios para pessoas de todas as idades

Cassiano Cavalheiro

"

São várias as alternativas e as novidades para quem busca uma atividade física para proporcionar ao corpo força e resistência: treinamento funcional, pilates, Extreme55, Treino de Alta Intensidade (Hit), entre outros. Apesar da variedade de oferta, a boa e velha musculação ainda é o carro chefe que atrai a maioria dos alunos às academias. 

Descubra as vantagens e os perigos de dormir com o animalzinho de estimação

A prática é recomendada para todas as idades e traz diversos benefícios, garante o educador físico, professor e proprietário de academia Gabriel Ivan Pranke, 29 anos:– Além do aumento e da manutenção da força, potência e resistência muscular localizada, a musculação diminui o risco de lesões e problemas cardiovasculares e auxilia na manutenção ou no aumento da densidade mineral óssea.Além de jovens e adultos, crianças e idosos também podem e devem praticar musculação. 

Para decorar a casa usando todo o charme das garrafas

Mas, para iniciar com êxito e extrair o melhor da atividade, é necessário ter alguns cuidados. De acordo com o professor da Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jefferson Potiguara de Moraes, 48 anos, a realização de treinamentos de força e resistência para adolescentes é admitido desde que programados de forma adequada em termos de frequência, tipo, intensidade e duração. Esses cuidados devem evitar problemas de lesões.

Cinco marcas de tapioca não passam em teste de qualidade

– Conforme estudos, um treino de musculação mais intenso, com uma carga maior, deve ser iniciado depois dos 14 anos, para meninas, e dos 16 anos, para meninos – explica o fisioterapeuta. Quanto aos idosos, diz o professor, não há limite de idade para a prática, desde que se respeite os limites físicos e a intensidade e cargas impostas no treinamento.
– Independentemente da idade, as pessoas devem passar por avaliação médica antes de iniciar – afirma Moraes.

Regularidade da prática

De acordo com a educadora física Josi Mara Saraiva de Oliveira, 33 anos, para promover e manter a boa saúde e a independência física, deve-se praticar, no mínimo, duas vezes por semana.– Vale lembrar que o bom resultado dos treinos de musculação não só dependem dos dias e da qualidade do treino em si. Devem ser respeitados os períodos de descanso (ativo ou passivo), o que pode variar consideravelmente entre as faixas etárias. Pessoas idosas, por exemplo, podem necessitar de um intervalo de dias maior para se recuperar de uma sessão de treinamento do que um jovem – explica.

Começando cedo

A musculação pode melhorar o desenvolvimento corporal de adolescente e jovens, fortalecer a massa óssea, reduzir o risco de lesões e melhorar a concentração, aprendizagem, sociabilidade e autoestima. 

Vichenzo Ferreira, 17 anos Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A prática também ajuda no controle e na perda de peso, dizem especialistas.Um exemplo é Vichenzo Ferreira, 17 anos, que eliminou 30 quilos nos últimos seis me"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Descubra as vantagens e os perigos de dormir com o animalzinho de estimação

Próximo

Para decorar a casa usando todo o charme das garrafas

Vida